terça-feira, 22 de junho de 2010

Porque Brasileiro é Ruim de Física

Inicialmente em todo problema você tem que ler, como a gente num sabe interpretar texto, isso é muito difícil.

No meio da leitura a gente lembra que o papai chegou bêbado em casa ontem, a gente num durmiu e o cachorro do vizinho correu atrás morro abaixo antes de vir pra aula. Ai que sono…

Depois de ler tem que entender, atualmente a gente num entende nem nossos pais, quanto mais um mero problema, isso também é complicado!

Depois de não conseguir ler e interpretar, temos que desenhar o problema, caramba, as retas saem curvas e as escalas não são respeitadas, aliás, o que é escala mesmo?

Agora chegou a parte de explicitar as grandezas vetoriais, como não sabemos o que é um vetor também não sabemos como desenhar. Sem contar que pra facilitar a gente faz vetor e escalar como sendo a mesma coisa…

Uhmmmm que fome… Ô fessô, vamo merendá!?

Agora é a hora de colocar as fórmulas pra tentar resolver os problemas.

Usa Torriceli menino… “Quem foi esse? O inventor das torradas?”

Sorvete: S = So + Vt; mas, o S é o quê mesmo? e aquele zero multiplicando alí? Poutzzz…

E se tiver aceleração? Ahhh deixa ela pra lá, num tem na fórmula e eu quero usar a fórmula do sorvete. “Í agora Jusé?”

Vamo fazer na calculadora o problema, deu 30.

V = 30!

Após a correção da prova percebemos que a questão está errada. O professor diz que está faltando as unidades, os unitários e as setinhas em cima dos vetores.

Mas que merda, a calculadora num tem nada disso!!!

Moral da história: Antes de saber física deveríamos: saber ler, saber interpretar, conseguir concentrar, ter aprendido desenhar, entender a matemática, decorar as formulinhas, ter feito os exercícios e por fim ter senso crítico e entender que o mundo não é do nosso jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário